Movimento

Neste CD, uma mostra eclética de suas composições, desfilando estilos variados, da Axé Music ao reggae, do samba ao bolero, da bossa nova ao xote, do galope ao baião, enfim do forró à salsa. O poetya Sérgio Mattos (autor de livros de sucesso como "O Vigia do tempo",  "Asas para Amar", "Estandarte" e " Trilha Poética", além de outros no campo da comunicação, como  "Um Perfil da TV brasileira: 40 Anos de História" e "O Controle dos Meios de Comunicação") revela para o seu público, neste CD, sua outra face: a de compositor

O Sertão e suas nuances

Sérgio Mattos escreveu, em 1977, um poema, em que registrou facetas do sertão.

Ilustrado por artistas plásticos, o poema saiu das páginas dos livros para ornamentar paredes, na forma de pôster-poema. Em 1979, este poema ganhou vida e ritmo novos quando Antônio João Leite o musicou, produzindo a primeira das muitas melodias que viria a ter. Em meados da década de 80 do século passado, o poema inspirou outro artista, Carlos Pita, que lhe deu uma nova musicalidade. E, quando de sua republicação no livro "Estandarte" (1995), várias outras melodias foram surgindo e apresentando releituras do sertão de acordo com sensibilidade de cada um. A qualidade e a riqueza desta música estão reunidas neste CD, de proposta pioneira e original que vem a público exatamente, agora, em 2002, quando rendemos homenagens ao Centenário de Os Sertões, de Euclides da Cunha, o primeiro que sentiu o sertão e o sertanejo, encontrando as verdadeiras raízes do Brasil.

Poesia Nossa de Cada Dia

Com a produção deste CD,com um depoimento inicial, claro e objetivo, sobre sua poesia e seu processo de criação, seguido de declamação de 26 poemas, entre inéditos e já conhecidos, o poeta Sérgio Mattos dá uma contribuição importante para o resgate da força oral do poema, além de preencher novos espaços no cenário cultural. Esta obra permite que seu público leitor possa, agora, também ouvir seus poemas, com a emoção e a ênfase da voz do próprio poeta.

Trilha Poética

Trilha Poética é o Título original de um dos meus livros de poemas, lançado pela Editora GRD, de São Paulo, no ano de 1998. Lendo os poemas, o talentoso músico e compositor Nilson Aquino inspirou-se, interagindo com o poeta, nagevando na mensagem transmitida, recriando os poemas, dando-lhes uma nova vida fora das páginas do livro, Aquino deu movimento, cor e brilho aos versos do poeta, completando a mensagem inicial, que pretendemos multiplicar para que todos possam recitar, dançar e cantar. Ele sonseguiu transportar os poemas para um novo espaço, criando uma verdadeira trilha sonora para o livro Trilha Poética. 

                                                                    "Sérgio Mattos"