Opúsculos  

Um suplemento de integração municipal - 1993

Este opúsculo registra uma singularidade do jornalismo regional, relatando a experiência do suplemento A Tarde Municípios, do jornal A Tarde, de Salvador-Ba. Trata-se de um projeto que contribuiu para a promoção do desenvolvimento regional, estimulando a integração intermunicipal, além de exercer a função de porta-voz de comunidades menos favorecidas e de defender a causa municipalista. Apresenta também um breve histórico do jornal A Tarde. Este trabalho foi publicado em 1993 e o suplemento circulou regularmente ente o ano de 1985 e 2003.

Comunicação, desenvolvimento e segurança nacional - 1988

Este opúsculo reproduz o texto da palestra  proferida no dia 6 de junho de 1988, durante o XVI Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégias da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Delegacia da Bahia.  Trata-se de uma reflexão sobre os veículos formadores de opinião, que tanto podem contribuir para o desenvolvimento como podem ser utilizados como elementos para a manutenção da segurança de uma nação.

Proposta de trabalho para a UFBA - 1987

Este opúsculo contém a proposta de trabalho para a UFBA, Sérgio Mattos foi candidato  a  Reitor da UFBA em 1987. Naquele ano,  pela primeira vez que a
Universidade promoveu uma consulta ampla junto à comunidade acadêmica com o objetivo de compor a lista sêxtupla, cujo resultado foi ratificado pelos Conselhos Superiores. Os integrantes da lista sêxtupla foram: Eliane Azevedo, Suzana Alice Cardoso, Joaquim Batista Neves, Sérgio Mattos, José Rogério Vargens e Kleyde Ramos. O Reitor escolhido foi José Rogério Vargens. Esta proposta foi publicada em um opúsculo distribuído na comunidade acadêmica em setembro de 1987 e também em uma publicação
da UFBA, reunindo as propostas de todos os candidatos.

Estudos de comunicação - 1975

Com este pequeno livro de 25 páginas, publicado em  1975, Sérgio Mattos deu início às suas publicações na área da comunicação. O opúsculo reúne alguns artigos publicados na imprensa local e que abordam temas tais como: “Comunicação necessária”; “Jornal como bem de consumo”; “Política de informação”; “Jornalismo na televisão” e a “Comunicação da fotografia”. São temas que evidenciavam o interesse do futuro pesquisador que concentrou seus estudos na história da televisão, na censura, no jornalismo e nas políticas de comunicação.