
 

 

 

Entrevista concedida por SÉRGIO MATTOS ao repórter ALEX 

SANDER ALCÂNTARA, da Revista Imprensa, em 10 de novembro de 

2006. 
 

 

Sérgio Mattos é professor, jornalista e Doutor em Comunicação pela Universidade do 

Texas, em Austin, Estados Unidos. É autor de livros como: “História da Televisão 

Brasileira: uma visão econômica social e política” (Editora Vozes, 2002) e de “Mídia 

Controlada: historia da censura no Brasil e no mundo” (Editora Paulus, 2005). 

Atualmente é coordenador da Pós-Graduação das Faculdades Integradas Ipitanga, 

Unibahia, no município de Lauro de Freitas- Bahia. 

 

 

1) – Quantos veículos de comunicação ACM dispõe na Bahia? 

Sérgio Mattos -  Não tem nenhum veículo específico no nome dele, como proprietário, 

mas o grupo familiar de ACM, dirigido pelo filho Antonio Carlos Magalhães Junior,  

controla  a Rede Bahia de Comunicação, que começou em 1978 com a inauguração do 

jornal Correio da Bahia (o segundo maior da Bahia). A Rede é formada por 17 empresas 

dos segmentos de Mídia Eletrônica, Mídia Impressa, TV por Assinatura, Entretenimento e 

Conteúdo e Desenvolvimento de Novos Negócios, como soluções de Internet e logística de 

distribuição. Atua ainda no setor de construção civil com a Santa Helena e se constitui hoje 

[2006] no maior grupo empresarial de comunicação do Norte e Nordeste. A principal 

empresa do grupo familiar liderado pelo senador Antonio Carlos Magalhães é a TV Bahia 

Canal 11, afiliada à Rede Globo. O grupo controla também as transmissões da Globo no 

Estado, por meio da  TV Bahia, em Salvador e das  emissoras  interioranas, que integram a 

Rede Bahia de Comunicação.  

            A TV Bahia, Canal 11, lidera a audiência na Bahia desde os primeiros dias de sua 

existência. Quando foi criada, a transmissão de seu sinal de televisão só atingia a 56 

cidades baianas. Dois anos depois de inaugurada, a TV Bahia se tornou emissora cabeça de 

rede da Globo no Estado, fixando-se como líder de mercado, com os maiores índices de 

audiência em todos os horários. A TV Bahia transmite sua imagem diretamente para 211 

municípios dos 417 existentes no Estado e seu sinal alcança 1,4 milhão de domicílios, 

numa faixa de aproximadamente sete milhões de telespectadores.  

A TV Bahia, Canal 11, foi a quarta emissora de televisão a ser instalada em 

Salvador, tendo sido inaugurada no dia 10 de março de 1985, transmitindo inicialmente a 

programação da Rede Manchete, mudando o contrato de afiliação para a Rede Globo, em 

1987.  A mudança da programação da Manchete para a Globo gerou um fato inusitado na 

Bahia, pois a TV Aratu (hoje pertencente a Nilo Coelho, ex-vice de Waldir Pires e ex-

governador) já retransmitia esta mesma programação, e por um tempo razoável o 

telespectador soteropolitano tinha duas opções de canais para assistir a Rede Globo (o 

Canal 4, da TV Aratu, e o Canal 11, da TV Bahia). Por fim, a TV Bahia conseguiu ser a 

única retransmissora da Rede Globo. A TV Bahia, além de ser cabeça de rede nacional, 

exerce o controle acionário das retransmissoras da Rede Globo no Estado, que integram 



uma rede regional. A TV Bahia é líder de mercado e possui os maiores índices de audiência 

em todas as faixas horárias. As outras emissoras que integram a Rede Bahia de 

Comunicação são a TV Santa Cruz, a TV São Francisco, a TV Oeste, a TV Subaé, a TV 

Sudoeste da Bahia e a TV Salvador.  

          A TV Subaé  foi inaugurada no maior município do interior baiano, Feira de Santana, 

e começou a retransmitir a programação da Rede Globo no dia 1º de junho de 1988. A TV 

Subaé integra a Rede Bahia de Comunicação e foi a primeira do grupo no interior a 

transmitir a programação da Rede Globo.  Feira de Santana é o principal mercado 

publicitário do interior. A TV Subaé é líder absoluta na região, cobrindo 39 municípios 

onde atinge uma audiência potencial superior a um milhões e meio de telespectadores. 

      A TV Santa Cruz, inaugurada em Itabuna, em 1988, pela Rede Bahia de 

Comunicação, também retransmite a programação da Rede Globo. Esta emissora foi a 

segunda da Rede Bahia de Comunicação, controlada pelo grupo do senador Antonio Carlos 

Magalhães, a ser instalada no interior da Bahia. A área de cobertura da TV Santa Cruz 

atinge 53 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia. Itabuna, onde a emissora está 

instalada, é o 5º maior município baiano em população e se constitui no pólo regional de 

produtos e serviços, principalmente na região cacaueira. 

A TV Sudoeste, Canal 5, foi inaugurada no município de Vitória da Conquista, em 

1990, e também retransmite a programação da Globo. O sinal da TV Sudoeste, que integra 

a Rede Bahia de Comunicação, atinge a população de 59 municípios, com mais de 300 mil 

domicílios e uma audiência potencial estimada em um milhão e meio de telespectadores. 

A TV São Francisco foi inaugurada em 1990, no município de Juazeiro, Bahia, na 

divisa com o Estado de Pernambuco, transmitindo a programação da Rede Globo para uma 

audiência potencial estimada em mais de 800 mil telespectadores distribuídos em 33 

municípios da região norte e nordeste do Estado. A emissora também integra a Rede Bahia 

de Comunicação controlada pela família do senador ACM. 

A TV Salvador, que é a única emissora a transmitir em UHF em Salvador, foi 

inaugurada no ano 2000. A emissora integra também a Rede Bahia de Comunicação, 

controlada pelo grupo familiar do senador Antonio Carlos Magalhães. A sintonia da 

emissora é feita através do Canal 28 (UHF) ou via NET (cabo, explorada também pelo 

grupo), pelo Canal 36. Esta emissora tem uma audiência potencial de 670 mil lares pelo 

canal aberto e 50 mil domicílios via cabo. Além de transmitir programas de produção 

própria, a TV Salvador reprisa algumas produções locais da TV Bahia a exemplo do “Rede 

Bahia Revista” e do “Bahia Meio-Dia” entre outros.  

 Integra ainda o grupo da Rede Bahia de Comunicação a TV Oeste, instalada no 

município de Barreiras.  

 

 

2) – Na sua avaliação como foi a cobertura dos principais veículos de comunicação 

pertencentes a ACM? 

Sérgio Mattos –  Tendenciosa. Seria ingenuidade acreditar que seria possível constatarmos 

uma cobertura política imparcial nos veículos pertencentes ao grupo familiar ou de 

qualquer outro veículo pertencente a políticos ligados ou não a ACM. Vale ressaltar que 

isto se aplica a qualquer Estado do país onde veículos de comunicação pertençam a 

políticos. O comportamento é o mesmo. O do grupo político de ACM não é diferente do 

comportamento adotado, por exemplo, pelos veículos de comunicação pertencentes a 

Orestes Quércia, em São Paulo, ou de quaisquer outros políticos proprietários de veículos 



em qualquer parte do país, cuja política de concessões de emissoras de TV ou Radio segue 

ainda os princípios do favoritismo político. Cada veículo, na Bahia, independente de 

pertencer ou não a ACM ou a familiares dele, adotou uma posição editorial conveniente 

com a tendência ou comprometimento político de seu respectivo proprietário. Na Bahia, por 

exemplo, 32 políticos de vários partidos políticos são proprietários de mais de 40 emissoras 

de rádio, além de possuírem também pequenos jornais regionais (diários, semanais ou 

mensais) espalhados em vários municípios baianos. 

 

 

3) – E por que ele perdeu a eleição, se dispõe de um monumental poder de fogo da 

mídia? 

Sergio Mattos – Quando Waldir Pires foi eleito em 1986 chegaram a decretar o fim da 

carreira política de ACM, mas quatro anos depois ele retornou e seu grupo conseguiu se 

manter no poder por 16 anos (1990-2006). Não podemos atribuir simplesmente à mídia o 

motivo da vitória ou da derrota política.  As eleições municipais de 2004 já anunciavam 

uma tendência de mudança do eleitorado baiano e isto não foi bem avaliado pelo grupo de 

ACM. Nas eleições deste ano (2006), por exemplo, as pesquisas apontavam uma excelente 

posição de Paulo Souto, candidato de ACM, que tinha sua administração bem pontuada e 

reconhecida em todas as pesquisas. Entretanto, as próprias pesquisas já apontavam  que nas 

intenções de voto, quando espontâneas, havia uma tendência para mudanças e isto não foi 

devidamente avaliada pelo grupo. Além disso, como concentraram muita atenção no 

candidato do grupo ao senado, Rodolfo Tourinho, que aparecia com apenas 2% das 

intenções de voto, esqueceram de Paulo Souto, que para todos já estava eleito e não 

precisaria de tanta atenção. O resultado foi que a estratégia utilizada, em menos de um mês, 

conseguiu colocar Rodolfo em segundo lugar para o Senado, obtendo mais votos que 

Antonio Imbassahy (ex-prefeito e ex-aliado de ACM) até então considerado imbatível. Os 

votos dados a Rodolfo bateram Imbassahy e acabaram elegendo João Durval, que se 

beneficiou pela briga, pois foi feito de tudo para que o ex-prefeito de Salvador não fosse 

eleito porque o mesmo havia rompido com o grupo de ACM. A pergunta que você fez é por 

que, ele, ACM, “perdeu a eleição, se dispõe de um monumental poder de fogo da mídia?” 

Observe-se que ACM não estava pessoalmente disputando a eleição como candidato, uma 

vez que ainda tem um mandato de mais 4 anos a cumprir no Senado. O seu neto, ACM 

Neto foi o deputado federal mais votado na Bahia, obtendo o dobro de votos obtidos pelo 

segundo mais votado. O grupo liderado por ACM conseguiu eleger uma forte bancada 

estadual e também federal. Olhando sob esta ótica, o seu grupo político perdeu mesmo a 

eleição para governador e para o senado. Nas próximas eleições, a  depender do 

comportamento político-administrativo do PT (Jacques Wagner) no governo é que 

poderemos avaliar realmente se o grupo carlista foi definitivamente derrotado ou não. 

 

 

4) – O professor Emiliano José afirma que o poder de ACM na Bahia é coadjuvante 

porque ele sempre esteve à sombra dos poderosos e que esse “mito” do poder foi 

construído pela mídia. Você concorda? 

Sérgio Mattos – Concordo em parte. Isto porque a mídia, tecnicamente e de um modo 

geral, pode ajudar, mas não é decisiva na eleição de nenhum candidato.  A mídia serviu e 

continua contribuindo para consolidar nomes de políticos, para produzir e reproduzir 

privilégios e para manter o status quo do poder constituído em todo o Brasil. Mas, no caso 



baiano, mesmo a família de ACM sendo proprietária de uma Rede de Comunicação, o pode 

da mídia não evitou, por exemplo,  duas derrotas políticas expressivas que o grupo de ACM 

sofreu: a primeira em 1986 quando Waldir Pires foi eleito e a segunda, agora em 2006, 

quando Jacques Wagner foi eleito. Isto sem contar com as derrotas na disputas pela 

Prefeitura de Salvador, quando um ex-aliado Mário Kertész, Fernando José, Lídice da Mata 

e , mais recentemente, João Henrique Carneiro foram eleitos pela oposição como prefeitos 

da capital. Só para esclarecimento, vale lembrar que antes de 1978, quando fundou o jornal 

Correio da Bahia, ACM não era proprietário, nem sua família, de nenhum veículo de 

comunicação, mas o Carlismo já era forte. A instalação da Rede Bahia de Comunicação 

com toda certeza contribuiu para  consolidar o nome ACM como uma marca e para que os  

veículos fossem utilizados como instrumento de pressão política (e até mesmo econômica) 

para consolidar as bases políticas do grupo. O mito ACM foi construído ao longo dos anos, 

contando para isso até mesmo com a ajuda das oposições que não se uniam. As duas vezes 

que os partidos de oposição estiveram unidos conseguiram ganhar a batalha eleitoral na 

Bahia.  

 

5) – Você foi editor  do jornal A TARDE durante quantos anos? Nesse tempo em que 

foi editor, que histórias de truculências envolvendo  ACM e a imprensa na Bahia o 

senhor ficou sabendo, além do caso emblemático do Jornal da Bahia, relatado pelos 

jornalistas João Carlos Teixeira Gomes e por João Falcão? 

Sérgio Mattos – Integrei o quadro de editores do jornal A TARDE de 1971 a 2003. Tirando 

o caso do Jornal da Bahia desconheço outras histórias envolvendo ACM  com a mesma 

importância e magnitude. Existem casos isolados de jornalistas que foram demitidos dos 

veículos em que trabalhavam por pressões políticas exercidas por ACM. Existem casos de 

pressão econômica, a suspensão da alocação de verbas publicitárias em veículos que não 

estavam apoiando o grupo político, em contrapartida existiu também o favorecimento 

publicitário e de financiamentos por parte de bancos oficiais a outros veículos que 

apoiavam inteiramente as ações do grupo. Esta é uma prática abominável, mas ela existe e 

continua sendo praticada no Brasil desde que a imprensa aqui chegou há 200 anos.  Nos 

últimos anos, por exemplo, o jornal A TARDE foi discriminado pelo governo do Estado que 

não programava o veículo em suas campanhas publicitárias devido a oposição, mesmo que 

branda, que esse jornal exerceu contra ACM e seu grupo político. 

 

 


